Você se irrita quando pega algo jogado no chão pelas crianças dezenas de vezes? | Labedu
Casos e Referências

Você se irrita quando pega algo jogado no chão pelas crianças dezenas de vezes?

7 de maio de 2014

Um costume das crianças pequenas bastante mal entendido pelos adultos é o ato de jogar coisas no chão. Quando estão almoçando no cadeirão, ou sentados à mesa, ou até mesmo em pé, brincando com os seus brinquedos ou com outros objetos, algumas crianças atiram objetos ao chão. 

Quem observa essa ações pode não entender o propósito da criança. Afinal, ao atirar objetos ela pode acabar quebrando algo, sujando o espaço ou mesmo provocar outras consequências negativas. Mas o que na maioria das vezes não se vê é que, ao atirar um objeto no chão a criança está fazendo um experimento: Qual é o som que esse objeto faz? Se eu jogar nessa direção com essa força, onde ele vai parar? O que acontece com o objeto? Por que ele provoca determinadas reações (como alguém que o pega e o devolve)?

Claro que nenhuma dessas perguntas são realmente construídas na cabeça das crianças, mas é mais ou menos isso que ocorre quando ela atua dessa forma, fazendo um tipo de experimentação.

Além disso, essas perguntas feitas por elas são extremamente valorosas quando se está tentando entender o mundo. Um exemplo do mundo adulto para entendermos algo próximo ao que passa com as crianças que jogam coisas no chão: quando pegamos um copo e estamos em dúvida se é de vidro ou de plástico, o que fazemos? A maioria das pessoas bate com a unha bem de leve, buscando ouvir o som e assim decifrar o material. O que fazemos com o copo é utilizar outras características do material para entender o objeto. A criança, ao jogar as coisas no chão, também está fazendo isso. Tentando entender como os objetos funcionam para além de sua aparência e sua relação com o entorno em que está.

As vezes, não entendemos porque crianças pequenas agem de certa maneira. Para nós, adultos e “conhecedores do mundo”, uma ação como jogar um objeto no chão pode parecer boba, sem fundamentos e até mesmo irritante. Mas, com essas pequenas ações, as crianças estão captando informações, processando conhecimentos e os armazenando, buscando, assim, decodificar pouco a pouco o mundo em que ela vive.

Para saber mais leia aqui.

Compartilhe
TEMAS
Para poder deixar seu comentário, por favor, identifique-se abaixo.

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar