O Laboratório de Educação implementa os conteúdos de suas plataformas por meio de projetos especiais, em parceria com instituições voltadas à aprendizagem de crianças de 0 a 10 anos. A nossa estratégia de transformação está no processo formativo dos profissionais que já atuam em contextos formais e informais de educação, qualificando suas práticas. Para tanto, a partir dos nossos conteúdos, desenvolvemos soluções adaptadas às necessidades de cada agente individual ou coletivo que cumpre o papel de mediador da aprendizagem, dentro e fora da escola.
Buscamos aprimorar e potencializar as conexões entre os diferentes atores do sistema público de ensino para que este trabalhe de forma consistente em prol da aprendizagem.
As soluções que oferecemos no contexto escolar adotam uma perspectiva sistêmica da formação continuada dos educadores, criando oportunidades para a apropriação dos nossos conteúdos a partir dos problemas reais da escola e da sala de aula. Por isso, investimos na supervisão e reflexão sobre o trabalho cotidiano de professores, coordenadores, diretores e supervisores das secretarias de educação, articulando teoria e prática.
Nos unimos a instituições do terceiro setor que atuam indiretamente junto a crianças fora do contexto escolar, ofertando conhecimento técnico, experiência e também contribuindo com a formação de seus profissionais.
Acreditamos que, ao somar o nosso know-how à capilaridade dessas instituições, seremos mais eficientes para influenciar e articular de modo produtivo as práticas de todos aqueles que interagem com crianças no dia a dia, replicando nossas metodologias de forma a abranger um número cada vez maior de pessoas.
É preocupação do Laboratório de Educação, enquanto atuante na formação de educadores que agem dentro e/ou fora da escola, conhecer o que esses sujeitos realizam em suas práticas, o que conhecem e o que pensam sobre o desenvolvimento da aprendizagem infantil. Assim sendo, realizamos o monitoramento da implantação de todos os nossos projetos, passo a passo, a fim de acompanharmos de perto o percurso transformador por que passam esses atores. Uma vez que necessidades diferentes determinam prioridades pertinentes a cada processo formativo, baseamo-nos em múltiplas fontes de informação (questionários, entrevistas e roteiros estruturados de observação) para traçarmos planos de atuação adequados, buscando, durante todo o processo, desestabilizar e reacomodar conceitos de modo a tornar aplicável o conhecimento que produzimos, tanto em contextos escolares quanto fora deles.
Nossas ações são controladas por uma matriz avaliativa, composta por indicadores e instrumentos qualitativos e quantitativos, previamente desenvolvida pelo Laboratório de Educação.
Uma proposta de atuação sistêmica para potencializar a aprendizagem de crianças de 0 a 6 anos de idade. Atores dentro da escola Metodologia de sensibilização de agentes sociais na causa da Primeira Infância. Busca oferecer referências para que diferentes instituições e atores, cada um a seu modo, possa colaborar com o desenvolvimento infantil na comunidade. […]
Saiba maisComo ação complementar ao projeto “Aprender Linguagem” desenvolvido na rede municipal de Educação Infantil da cidade paulista de Mauá, o Laboratório de Educação se propôs a conhecer e entender as necessidades das famílias atendidas pelas escolas. O objetivo era o de identificar que tipos de materiais e conteúdos poderiam potencializar os momentos de interação entre […]
Saiba maisAprender a Estudar Textos é um material que oferece aos professores do 4˚ e do 5˚ ano do Ensino Fundamental orientações para a análise da estrutura e do conteúdo informativo presentes nos textos escolares das disciplinas de História e Ciências, sugerindo e exemplificando como o trabalho com textos informativos pode ser enriquecido de forma a garantir […]
Saiba maisEm 2017, ampliamos o escopo da implementação do Aprender Linguagem – Formação de Educadores para a rede pública de Educação Infantil de Praia Grande (SP). Com apoio da AmBev e do BNDES, o programa de formação continuada passou a atender 78 profissionais, que participam mensalmente de reuniões presenciais de formação com membros da equipe do […]
Saiba maisEm 2016, da parceria entre o Laboratório de Educação e a ONG Um Teto Para meu País, uma instituição que dentre outras ações realiza atividades com crianças, surgiu a demanda por um material capaz de levar à formação de um conhecimento básico sobre “mediação de leitura”. Nasceu, assim, a primeira versão da obra Ler em […]
Saiba maisDurante o segundo semestre de 2014, realizamos um estudo piloto sobre o uso dos conteúdos e propostas da plataforma Aprender a Estudar Textos (AET) organizados em sua primeira versão impressa, Aprender a Estudar Textos. Duas professoras de classes de 5º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas públicas da cidade de Castanheira (MT) – Escola […]
Saiba maisDurante o segundo semestre de 2016, o conteúdo da plataforma Aprender a Estudar Textos foi implementado em três salas de aula do segundo ciclo do Ensino Fundamental da escola EMEF Dilermando Dias dos Santos, localizada na cidade de São Paulo. Por meio de nossa produção impressa que leva o mesmo nome da plataforma, Aprender a Estudar […]
Saiba maisEm 2017, ampliamos o escopo da implementação do Aprender Linguagem – Formação de Educadores para a rede pública de Educação Infantil de Caieiras (SP). Com apoio da AmBev e do BNDES, o programa de formação continuada passou a atender 63 profissionais, que participam mensalmente de reuniões presenciais de formação com membros da equipe do Laboratório […]
Saiba maisDe forma semelhante ao trabalho realizado nos municípios de Franco da Rocha (SP) e Casimiro de Abreu (RJ), o Laboratório de Educação iniciou na rede municipal de Mauá (SP) a implementação de sua metodologia de formação de educadores dirigida a coordenadores pedagógicos que trabalham com professores de Educação Infantil. Por meio da utilização do material […]
Saiba maisAo longo de 2016, o Laboratório de Educação, em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, realizou um trabalho colaborativo junto à Secretaria Municipal de Educação e à Fundação Cultural de Casimiro de Abreu (RJ), visando à implementação da formação continuada da rede municipal de ensino. Em meio ao desenvolvimento do projeto, que também realiza ações […]
Saiba maisEm 2015, a partir de sua plataforma digital Aprender Linguagem, o Laboratório de Educação deu início à produção de uma metodologia de formação de educadores dirigida a coordenadores pedagógicos que atuam junto a professores de educação infantil. Organizada em uma coleção de cadernos formativos intitulada Aprender Linguagem – Formação de Educadores, nossa metodologia desenvolve conteúdos […]
Saiba maisAs crianças aprendem o tempo todo e em qualquer lugar. Aquilo que observam e vivenciam tem potencial para impactar seu desenvolvimento de forma favorável ou não. Por isso, o nosso papel enquanto adultos é fundamental! Está em nossas mãos mediar as interações das crianças com o mundo, assim como servir de referência, dando exemplos a partir de nossas atitudes e decisões. O que as crianças aprendem, como se desenvolvem e que adultos se tornarão depende de nós!
Por isso, o Laboratório de Educação, busca provocar reflexões e sensibilizar os adultos sobre o seu importante papel no processo de aprendizagem das crianças com que convivem, oferecendo meios para promover interações significativas dentro e fora da escola.