Crianças nas redes sociais: o que elas pensam sobre isso? | Labedu
Casos e Referências

Crianças nas redes sociais: o que elas pensam sobre isso?

Imagem retirada de Catraquinha.
Em parceria com Catraquinhaicone-link-externo

O Catraquinha é fruto de uma parceria entre o Instituto Alana e o Catraca Livre. O site reúne informações interessantes para pais, educadores e familiares – de agenda cultural a projetos transformadores para a infância – com o intuito de empoderá-los para que interfiram positivamente no desenvolvimento das crianças, deixando-as exercer em sua plena potência a criatividade e a autonomia.

8 de junho de 2017

Pesquisa feita por universidades americanas revela que as crianças se preocupam com suas fotos divulgadas nas redes sociais

Muitas crianças já nascem com registros seus nas redes sociais, até mesmo enquanto estavam dentro da barriga da mãe. São fotos do ultrassom, do parto, do primeiro dia de vida, do dia a dia em casa… Essas crianças crescerão com registros de momentos de sua vida eternizados na internet. Mas será que é isso mesmo que elas querem?

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade de Michigan procurou identificar quais regras crianças e adultos gostariam que existissem para compartilhar imagens nas redes sociais e alguns achados da pesquisa levantam uma discussão importante sobre os limites para esses compartilhamentos feitos usualmente pelos pais: as crianças podem não gostar tanto assim de ter suas vidas expostas nas redes sociais.

No estudo, os pesquisadores perguntaram a 249 famílias americanas com crianças (de 10 a 17 anos) sobre quais regras deveriam existir para postar imagens nas redes sociais. De acordo com as respostas, as crianças se preocupam muito com a forma como os pais compartilham suas vidas particulares nas redes sociais e demonstram até três vezes mais preocupação com o tema do que os adultos.

Vale trazer esse tema para reflexão: será mesmo que vale a pena expor tanto as crianças, desde pequenas? E quando maiores, não seria interessante ouvirmos suas opiniões sobre isso?

Texto elaborado com informações extraídas do The New York Times.

 

 

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar