Livros que fazem as crianças crescerem #45: dicas para os bebês | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Livros que fazem as crianças crescerem #45: dicas para os bebês

27 de abril de 2018
Este artigo faz parte da série:

Livros que fazem as crianças crescerem

Para inserir os bebês no mundo dos livros, sugerimos algumas obras com animais como personagens. Confira aqui!

Ler para os bebês não é um tema novo aqui no Toda Criança Pode Aprender. Aqui, aqui e aqui, por exemplo, nós reiteramos a importância da interação dos pequenos com os livros. Além da imersão no universo mágico e divertido das histórias e dos poemas, a interação dos bebês com os livros promove um contato sistemático com a linguagem – tanto presente nas próprias obras e lidas em voz alta pelos adultos, quanto nas conversas entre o adulto que lê e o pequeno que escuta e observa. Isso tudo sem falar na interação com as imagens, que também contribuem para ampliar a relação das crianças com o mundo que as cerca e no vínculo afetivo que é estreitado nesse contato próximo entre o adulto leitor e o bebê.

E para promover cada vez mais essa interação entre bebês e livros, sugerimos algumas obras interessantes para os bem pequenos. Dentre os livros que podem ser lidos para eles, merecem um destaque aqueles que apresentam aos bebês diversos animais e que também brincam com a linguagem, trazendo histórias curtas e marcadas pela acumulação (a cada página um novo elemento ou personagem é apresentado, se unindo aos anteriores).

O cachorro do coelho, construído com rimas e mais rimas, nos apresenta a oito animais, que surpreendentemente aparecem, cada qual numa página, como “donos” ou próximos de um novo animal: um coelho que tem um cachorro, um cachorro que tem um elefante, um elefante acompanhado por uma ratinha e assim segue. A cada página um novo animal é inserido de forma a interagir com os demais, compondo cenas que explicitam divertidas brincadeiras. Quem serão esses animais? Onde eles vivem? Ao final, descobrimos o encanto que os brinquedos podem ter no universo infantil!

O cachorro do coelho
Texto e ilustrações de Dorothée de Monfreid
Editora WMF Martins Fontes

As páginas ilustradas e multicoloridas ajudam os pequenos a visualizar o grupo de animais, que só aumenta…

Detalhe de página interna do livro O cachorro do coelho

E Cadê o pintinho? “Lá em casa tem um pintinho. O pintinho piu. O pintinho piu! Lá em casa tem uma galinha. A galinha cocó, o pintinho piu e o pintinho piu!”… É possível que alguns dos nossos leitores já conheçam essa cantiga popular que mostra novos animais aos bebês e os ensina sobre os sons que eles emitem. E é exatamente essa a história que o livro traz, permitindo que os adultos brinquem com os sons e divirtam os bebês com vozes e entonações diferentes, além de chamar a atenção para cada um dos animais.

Cadê o pintinho?
Texto de Márcia Leite
Ilustrações de Anita Prades
Editora Pulo do Gato

Também neste livro os novos animais se reúnem aos anteriores, preenchendo cada vez mais as páginas e acabando por “esconder” o pobre pintinho.

Detalhe de página interna do livro Cadê o pintinho?

Se a brincadeira está boa até aqui, que tal mais animais? Agora, entram vários de uma só vez: uma formiga tonta, dois lagartos sonhadores, três ratos bisbilhoteiros… todos se aglomeram sobre uma árvore, até que chegam dez elefantes… Será que todos caberão ali? Juntos?

Onde cabe um, cabem dez
Autores: Durga Bay, Sirish Hao e Anushka Havishankar
Editora WMF Martins Fontes

A árvore vai sendo preenchida pelos animais, que ganham novas cores para chamar atenção para os recém-chegados.

Detalhe de página interna do livro Onde cabe um cabem dez

Seja com estas boas dicas literárias, seja com outras obras igualmente bonitas e instigantes para os bebês, vale reservar momentos diários para promover essa aproximação tão repleta de afeto e de aprendizagens!

Verifique se os livros indicados neste post estão disponíveis em alguma biblioteca próxima a você. Também é possível adquiri-los nos links abaixo:

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar