Museu da Bósnia retrata a infância em situações de guerra | Labedu
Casos e Referências

Museu da Bósnia retrata a infância em situações de guerra

Imagem retirada de Pixabay
4 de abril de 2018

Saiba mais aqui sobre o War Childhood Museum (Museu da Infância na Guerra).

Criado em janeiro de 2017 a partir do livro War Childhood (2013), o War Childhood Museum (Museu da Infância na Guerra), localizado em Sarajevo , na Bósnia, foi consagrado ao retratar a experiência de crianças que vivem em locais em guerra. Inicialmente, o foco do museu era relembrar as vivências daqueles que tiveram a infância marcada pela Guerra da Bósnia (1992-1995), confronto extremamente violento, resultado de disputas étnicas e territoriais. Posteriormente, a proposta se ampliou e agora abarca também exposições relacionadas a outros conflitos, como a Guerra da Síria (2011 – em andamento) e os embates na Ucrânia (2014 – em andamento). Há também um projeto de expansão internacional para replicar as práticas de documentação e registrar as experiências de refugiados de guerra em Washington D.C. (EUA).

O acervo permanente conta com mais de 4 mil objetos pessoais de crianças sobreviventes da Guerra da Bósnia, além de mais de 150 horas de vídeos e entrevistas. Entre as peças em exposição estão sapatilhas de ballet de uma garota que dançava “para se desconectar da realidade” e uma garrafa de perfume, doada por uma menina síria. O frasco era um pertence de seu falecido pai e ela o guardava para recordar-se de seu cheiro.

Conforme já dissemos em muitos de nossos textos (como aqui, aqui, aqui e aqui), o aproveitamento pleno da infância é extremamente comprometido em situações de guerra. A ideia do museu é criar uma oportunidade para que crianças e adultos possam entrar em contato com suas vivências dolorosas, compartilhar suas histórias e perceber que estão acompanhados de outras pessoas. Há ainda a intenção de passar uma mensagem antiguerra, chamando a atenção para os efeitos de confrontos como esses na experiência infantil.

Nesse ano, o War Childhood Museum recebeu o prêmio de melhor museu da Europa.

Outros links que podem interessar:

Museu da Bósnia que retrata infância em tempos de guerra recebe prêmio e planeja se globalizar

Página do War Childhood Museum no Facebook

Instagram do War Childhood Museum

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar