Como surgiram os museus para crianças e sugestões para conhecer
Dicas Práticas e indicações

Como surgiram os museus para crianças e sugestões para conhecer

Foto: Reprodução/Instagram (@bcmkids)
19 de fevereiro de 2019

O primeiro Museu da Criança foi criado no Brooklyn, nos Estados Unidos, em 1899, às vésperas do século XX. A ideia era criar um museu voltado para as crianças e que proporcionasse interações práticas para que elas pudessem aprender sobre diversos assuntos “com as mãos na massa”.

Concebido por educadores com o objetivo de estimular a curiosidade e a experimentação, esse primeiro museu foi um sucesso com as crianças e suas famílias. Desde então, inspirou a criação de mais de 300 instituições semelhantes ao redor do mundo.

E como é um museu que tem a perspectiva da criança como ponto de partida? Em relação à arquitetura e ao design, por exemplo, a altura em que os objetos e textos são colocados é mais baixa e os materiais nas instalações são escolhidos para que as crianças possam mexer e tocar sem se machucarem e sem danificá-los.

As exposições nesses museus visam estimular o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e também emocional, já que se tratam de espaços coletivos em que as crianças podem explorar e interagir com outras crianças desconhecidas, ainda que com a mediação de familiares e profissionais.

Leia mais: Criança também produz arte?

Selecionamos imagens de museus da criança de diferentes partes do mundo que mostram na prática como são esses espaços de educação informal, nos quais as crianças aprendem brincando.

As imagens ilustram a variedade de contextos de aprendizagem que esse tipo de museu pode proporcionar: criações livres, exercícios com geometria, experimentos de engenharia com diferentes tipos de construção, explorações pelo corpo humano e incursões pela cidade com direito à visitas ao mercado, aeroporto, rua, restaurantes etc. Tudo isso enquanto as crianças interagem com outras crianças e adultos. As possibilidades são incríveis!

1. Musée des Enfants – Kindermuseum

(Bruxelas, Bélgica) – museedesenfants.be

Reprodução/Musée des Enfants

Reprodução/Musée des Enfants

2. Children’s Museum of Atlanta

(Atlanta, Estados Unidos) – childrensmuseumatlanta.org

3. Papalote Museo Del Niño

(Cidade do México, México) – papalote.org.mx

 

4. Brooklyn Children’s Museum

(Nova York, Estados Unidos) – brooklynkids.org

 

5. Play Africa

(Joanesburgo, África do Sul) – playafrica.org.za 

6. Seoul Children’s Museum

(Seul, Coreia do Sul) – seoulchildrensmuseum.org

Foto: Reprodução/Seoul Children’s Museum

Foto: Reprodução/Seoul Children’s Museum

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar