Os problemas cotidianos dos monstros | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Os problemas cotidianos dos monstros

28 de agosto de 2017

Divertidas ilustrações exploram dificuldades enfrentadas pelos monstros no dia-a-dia. Venha descobri-las com as crianças!

Os monstros são seres assustadores que habitam a imaginação, dando forma aos nossos medos, à nossa agressividade e à nossa destrutividade. Eles existem na cultura, no folclore, nas histórias infantis e adultas. Para a criança, a figura do monstro é ainda mais impactante do que para os mais velhos, pois ela ainda não consegue percebê-los como representações, uma vez que a separação entre ficção e realidade ainda está em construção.

Uma maneira divertida e bem humorada de tornar os monstros um pouco menos terríveis foi encontrada pelo desenhista Teo Zirinis, mais conhecido como HandsOffMyDinosaur!. Ele criou uma série de desenhos chamada “Monster Issues” (Problemas de Monstro, em tradução livre) que mostra os desafios cotidianos encontrados por essas criaturas.

Ver e conversar sobre essas ilustrações com as crianças é uma ótima maneira de aproximá-las desses “monstros”, ou seja, de ajudá-las a elaborar medos e vivências de agressividade. Tornar os monstros mais “humanos”, percebendo que ele têm dificuldades e frustrações assim como todo mundo, é uma forma de encará-los e de lembrar que eles podem nem ser tão terríveis assim.

E, aproveitando, deixamos a dica de um ótimo poema de Paulo Leminski sobre os “problemas”, que afinal fazem parte da vida de todos nós: monstros, adultos e crianças!

Bem no fundo (extraído de Revista Bula)

No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
resolvidos por decreto

a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela — silêncio perpétuo

extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais

mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos
saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.

Abaixo disponibilizamos algumas das imagens produzidas por Teo Zirinis, que podem ser conferidas na íntegra clicando aqui!

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar