25 de novembro de 2019
Programa de sucesso retorna, agora no YouTube, para uma minissérie com o mesmo ator e novos episódios ensinando experimentos malucos!
Quem cresceu na década de 90 deve se recordar de Beakman, o cientista interpretado pelo ator Paul Zaloom, que contava com a ajuda de Lester, o atrapalhado rato gigante, e Rosie, sua assistente, para desvendar alguns mistérios das ciências aos seus telespectadores. Crianças, adolescentes e até mesmo adultos mandavam cartas com perguntas instigantes sobre o universo, que funcionavam como ganchos para a realização de experiências, sempre abordadas de maneira divertida pela equipe para explicar tais fenômenos.
Os experimentos eram, de forma geral, simples e utilizavam materiais acessíveis, tendo como objetivo convidar o público infantil a realizá-los em casa. Lembrando sempre de pedir a supervisão de um responsável mais velho e garantir que todas as precauções de segurança fossem tomadas, Beakman fazia suas advertências para dar início aos processos. Ocasionalmente interpretava cientistas renomados, como Albert Einstein, Isaac Newton, Alexander Graham Bell, Charles Darwin e Benjamin Franklin, exaltando grandes gênios da história.
Muitas dúvidas que pareciam cabeludas ou complexas de serem respondidas eram esclarecidas numa linguagem direta e bem-humorada, aproximando os pequenos de temas importantes e alimentando a sua curiosidade sobre o mundo ao seu redor. Ney, o cameraman, era a “mãozinha” que alcançava vários itens como o “bugoscópio”, fundamentais para a magia acontecer.
Os saudosistas agora podem comemorar: Beakman está de volta, a convite do Projeto Cabum, nome dado à nova expansão do jogo de cartas Hearthstone, produzido pela Blizzard. Os vídeos já estão disponíveis no YouTube!
E para os que têm interesse em saber mais sobre as ciências e esse vasto universo que as abarca, fica aqui a dica de outros textos e sugestões de canais que podem ser úteis nessa jornada do conhecimento. Boa sorte!
- Manual do mundo
- Mais uma iniciativa para aproximar as meninas das ciências
- Criança e astronomia: Uma relação fascinante